• R. Tomé de Souza, 830 - Sala 1602 - Savassi, Belo Horizonte - MG, 30140-130
  • 31996396925
  • 3135002500

Como utilizar o WhatsApp para aumentar suas vendas

Como utilizar o WhatsApp para aumentar suas vendas
O WhatsApp trouxe uma mudança profunda na comunicação entre as pessoas, não é mesmo?! Porém, essa revolução ultrapassou os limites da vida pessoal e tem transformado, também, a forma de fazer negócio.

E para entender como utilizar o WhatsApp de maneira estratégica para aumentar as vendas do seu negócio, vamos abordar este tema no post de hoje. Gostou? Vamos lá, então!

Mas você conhece a versão WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo de mensagens instantâneas, ou seja, é o app voltado mais para os negócios. Esta versão business tem como objetivo ser uma ferramenta de comunicação entre as empresas e os clientes.
 
Além disso, por ser um instrumento voltado para os pequenos negócios, ele traz diversas funcionalidades para potencializar os resultados. Ah, e o WhatsApp Business é totalmente gratuito, viu? 
Utilizando o WhatsApp de maneira estratégica para o seu negócio
Como já falamos em outro post (Entenda a importância de ter uma presença digital para o seu negócio), ter presença digital é muito mais do que vender pela internet.
 
Ter presença digital significa estar presente no mundo online de maneira estratégica e estruturada para, dessa forma, conseguir potencializar os resultados do negócio.
 
Neste sentido, para muitos brasileiros o WhatsApp se tornou uma ferramenta indispensável na jornada de compras: 83% dos consumidores brasileiros utilizam a ferramenta de comunicação para comprar produtos e serviços, segundo pesquisa realizada pela consultoria Accenture.
 
Embora grandes redes também usem essa ferramenta, o alcance é muito maior entre os pequenos negócios: eles são 74% entre os que usam o WhatsApp como canal de vendas, principalmente nos seguintes segmentos:
 
- Roupas;
- Produtos de beleza;
- Alimentos frescos ou perecíveis.
 
E engana-se quem pensa que este hábito de usar o WhatsApp para consumir é exclusivo dos jovens. A mesma pesquisa revela o uso desta ferramenta para compras em relação à faixa etária é: 
 
- 83% dos entrevistados entre 18 e 31 anos usam a ferramenta para compras;
- Enquanto 81% dos respondentes entre 44 e 55 anos também usam;
- E, por fim, entre 56 anos ou mais, este percentual é de 74% das pessoas.

E como utilizar o WhatsApp para vender mais?

A primeira dica é: baixe a versão gratuita Business. Com ela você terá acesso a diversas funcionalidades que irão ajudar o seu negócio, tais como:
 
Perfil comercial: o aplicativo permite que as empresas tenham um perfil com informações muito relevantes, tais como descrição sobre a empresa, e-mail, endereço, site, dentre outras.
 
Etiquetas: uma funcionalidade exclusiva do WhatsApp Business é que permite categorizar os contatos através de etiquetas distintas. Com isso, você pode criar vários tipos de sinalizações para seus clientes como, por exemplo, por bairro, faixa etária e muito mais. Assim, você conseguirá ser muito mais assertivo no envio de mensagens.
 
Catálogo de Produtos: você pode criar um catálogo com seus principais produtos dentro do próprio app. É uma forma muito interessante para seus clientes conhecerem seu portfólio, assim como preços.
 
Estatísticas: disponibilização de alguns dados quantitativos sobre o uso do aplicativo como, por exemplo, quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas.
 
Configuração de respostas rápidas: essa configuração ajuda a agilizar a conversa com os usuários, pois é possível criar diferentes mensagens e, durante a conversa, acioná-las ao utilizar alguma tecla de comando.
 
Personalização de mensagem de ausência e saudação: mesmo que você não esteja online, na versão Business é possível configurar mensagens automáticas de maneira personalizada.
 
Segunda dica: depois de aproveitar, de maneira estratégica, todas essas ferramentas gratuitas do WhatsApp Business, basta divulgar o link do número (por exemplo, na bio do Instagram) e pronto: vários potenciais clientes começarão a entrar em contato. 
 
Mas se você quer ajuda profissional para calibrar o seu WhatsApp Business de maneira certeira para os negócios, entre em contato agora mesmo com a Contrata Site: somos especialistas em posicionar sua empresa de maneira estratégica no ambiente online.

Criação de sites, Marketing Digital e muito mais!

Tudo isso você encontra no nosso blog, com conteúdos exclusivos desenvolvidos por nossa equipe