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10 dicas para a criação de sites que realmente gerem resultados

10 dicas para a criação de sites que realmente gerem resultados

Olá pessoal, neste post vamos ensinar 10 dicas incríveis para criar um site que realmente gere resultados, seja ele feito por você mesmo ou por uma empresa especializada em criação de sites, eu tenho certeza que essas dicas realmente vão te ajudar a conseguir mais resultados se usadas da maneira correta.

As dicas abordadas neste conteúdo são todas estratégicas, não vamos ensinar aqui a programar e nem dicas técnicas para construção de um site, até porque a parte técnica é muito mais complexa para ser explicada em 10 dicas dentro de um post.

Porém sem uma boa estratégia de nada adianta ter um site bonito e bem feito, é como ter uma grande arma em mãos sem saber como usar, quando usar ou para que usar.

Então vamos às dicas…

1 - Escolha qual o tipo de site ideal de acordo com seu objetivo

A primeira e grande pergunta que você deve fazer a si mesmo é, porque eu quero um site? Claro que hoje em dia toda empresa ou negócio tem quase que como obrigação ter um site para se apresentar de uma forma profissional no mercado e que existem vários motivos para você querer um site, mas qual o objetivo desse site além de uma apresentação mais profissional? Vamos citar abaixo alguns dos principais motivos nos quais as pessoas buscam a criação de um site:

 
  • Apresentar sua empresa de forma mais profissional;
  • Gerar mais credibilidade com leads, clientes, fornecedores etc;
  • Captar novos clientes e aumentar o número de orçamentos;
  • Oferecer produtos e serviços de forma online;
  • Fazer com que as pessoas localizem a empresa ao buscar no Google;
  • Postar conteúdos e gerar engajamento com seus clientes, montar listas;

Acima estão alguns motivos pelos quais as pessoas buscam pela criação de um site, mas podem ter vários outros, portanto se você vai iniciar um novo projeto defina de forma bem clara qual o objetivo desse site, porque existem funcionalidades específicas para atingir cada objetivo que você busca por exemplo:

Para apresentar bem sua empresa: Você precisa de um site One Page ou o tradicional site institucional com páginas falando a respeito da sua empresa, produtos e serviços;

Se for para vender produtos: Você precisará de uma loja virtual com um certificado SSL, um bom gateway de pagamento, uma boa integração de frete;

Para vender um serviço ou produto: Você vai precisar de uma landing page estudada e estruturada para o seu segmento, se for a venda de um curso ela será estruturada para vender cursos, se for a venda de um produto ela será estruturada para vender aquele produto, isso claro com as tags certas, CTA certo, estruturação e posicionamento de elementos.

Ou seja, nossa primeira dica é definir o que você pretende conseguir com este site, os objetivos principais dele, seja vender produtos, serviços, postar conteúdos, isso fará toda diferença na estruturação do seu projeto.

2 - Cuidado com projetos inviáveis

É muito comum e claro todo mundo quer o site perfeito, com todas as funcionalidades imaginadas inicialmente, redes sociais perfeitas e bem trabalhadas com posts, engajamento, geração de conteúdo para captação de leads, o marketing digital funcionando com leads chegando diariamente de várias plataformas, mas para que isso tudo aconteça existe um processo que envolve investimento de tempo, pessoas e dinheiro. Vamos dar um abaixo:

O João quer montar uma plataforma online para os cursos que ele oferece, onde os alunos façam login e tenham ali a opção de comprar cursos, os cursos sejam categorizados, tenham acompanhamento, chat, chamado, uma área também futuramente para professores se cadastrarem e postarem seus cursos conseguirem alunos com divisão automática das vendas, comissões, uma plataforma dos sonhos do João, esse é o sonho e objetivo dele.

Mas hoje o João tem apenas 1 curso em desenvolvimento e pouco investimento, logo não adianta o João querer começar com uma plataforma desse nível e muitas vezes tentar adaptar uma plataforma tão grande ao investimento disponível atualmente não é o melhor caminho, uma vez que para essa plataforma funcionar bem, além do desenvolvimento dela tem o custeio com marketing.

O que é indicado ao João neste caso? Monte um site bem elaborado de uma página para vender o curso que você tem hoje e com o dinheiro que sobrar invista em marketing. Dessa forma você vai conseguir receita com o curso atual que você já tem, com essa receita você pode transformar seu site de uma página em um site institucional, futuramente adicionar uma área do aluno, futuramente otimizar sua área do aluno com as funcionalidades que eram sonhadas no início do projeto e com o tempo o sonho do João vai se tornar tangível. Mas repare que houve um processo de transformação.

Muitas pessoas não começam seus projetos nunca porque não tem no momento o capital necessário para a versão final de sonho, por isso nossa dica número 2 é comece seu projeto com o que você tem hoje, monte um MVP do seu projeto, tire ele do papel e comece, foque na capitalização para reinvestir os lucros e conseguir o crescimento que você busca, a maioria das empresas gigantescas que temos hoje começaram pequenas, mas o que todas tem igual é fato de que elas começaram e começaram usando o que tinham disponíveis em mãos.

3 - Escolha um bom domínio para seu site

Ok, mas o que é um domínio? O domínio é o endereço da sua empresa, por exemplo:

www.minhaempresa.com.br

Imagina por exemplo o endereço da sua empresa, Rua amazonas, numero 1.000, bairro Centro, cidade e estado, esses dados são usados para localizar a sua empresa na sua cidade, estado e no mundo correto? 

Da mesma forma, o domínio é utilizado para localizar a sua empresa na internet, quando alguém acessar www.minhaempresa.com.br ela vai estar fazendo uma solicitação para entrar na sua empresa, é como se ela estivesse indo até a sua loja ou estabelecimento, só que de forma online.

Mas a nossa principal dica aqui na escolha domínio é escolher um domínio fácil e que lembre sua empresa ou negócio. Geralmente o recomendado é que o domínio seja o nome da empresa, caso o nome não esteja disponível você pode fazer algumas variações, mas sempre focando em deixar fácil para o seu público te encontrar depois através dele.

Vamos dar o exemplo aqui da empresa “Google Sites”, é uma empresa ilustrativa, apenas para exemplificação. Neste caso um bom domínio seria www.googlesites.com.br

Além a opção de .com.br existem outras categorias de domínios que também podem ser usados na internet, como por exemplo domínios .adv.br para advogados, .blog.br para blogs, resaltamos também que não necessariamente seu domínio precisa ter um .br ele pode ser só .com também como por exemplo www.googlesites.com o .br é apenas mais uma opção dentre tantas outras que temos na hora de registrar um domínio.

4 - Tenha um site de qualidade 

Essa dica parece simples, mas muitas vezes não é levada a sério, muitas pessoas fazem um site apenas por fazer ou para dizer que tem, instalam um tema em alguma plataforma de criação de site, colocam seus dados e pronto site criado. 

Mas e aí? Quando alguém buscar seu produto ou serviço na internet e achar esse site, será que aquela pessoa vai pensar: nossa que legal essa deve ser uma empresa boa ou será que ela vai pensar: nossa mal cuidaram do site deles imagina o serviço com os clientes.

Pois é, seu site é o espelho da sua empresa na internet, não que ele deve ser um site de altíssima qualidade, caríssimo, com efeitos e imagens sensacionais, mas é recomendado que ele seja um site bem estruturado, harmonioso, com utilização de boas fotos mescladas com imagens profissionais, informações certas nos pontos certos, isso tudo faz muita diferença entre o cliente entrar em contato com você ou não.

Por isso, nossa quarta dica é ter um site bem feito, bem programado, bem estruturado, bem pensado para seu objetivo, não faça apenas por fazer, pois a ideia é que ele traga novos clientes e passe uma boa imagem da sua empresa e não o contrário.

5 - Utilize técnicas de otimização 

Técnicas profissionais de otimização vão te ajudar a ganhar posições no Google se comunicar melhor com seus clientes e fazer com eles gostem mais do seu site, vamos apresentar algumas aqui como exemplo:

Utilize técnicas de SEO títulos, palavras chave e descrições bem trabalhadas visando anexar seu site de uma forma interessante para seus objetivos no Google.

Menos textos e mais imagens, claro que muitos itens dentro do site vão precisar de descrições completas mas isso deve ser apresentado em uma página de detalhamento e não em uma listagem, em páginas de listagem de conteúdos dê prioridade as imagens, escolha imagens em bancos de imagens profissionais, imagens que chamem atenção, que apresentem bem o que está sendo falado economizando nos textos, coloque textos realmente necessários para que a pessoa entenda o conteúdo e caso seja interessante clique nele.

Utilize hierarquia de prioridade, mostre primeiro o mais importante, valide quais itens são mais importantes para seu site analisando a tela de corte tanto no computador quanto no celular que hoje já é a tela mais acessada por usuários na internet.

Valide a performance do site com ferramentas de multi testes para wifi, 4g e 3g, valide o tempo de carregamento do primeiro conteúdo, da tela de corte e de todo conteúdo do site.

Tenha um certificado SSL para que seu site apareça como seguro aos seus usuários, caso contrário ele não vai passar a mínima confiança e ainda pode receber denúncias.

Dentre outras várias técnicas de otimização, o mínimo que espera de um site é que ele seja responsivo, caso contrário a chance do usuário entrar nele, não acreditar no que está vendo e sair é muito grande, afinal não acessa sites em celular com formato de computador mais há muitos anos, o usuário pode até nem entender o que está acontecendo e procurar outro site.

Bom citamos acima algumas das várias dicas básicas e necessárias para a otimização de um site básico, muitos citadas acima caso não cumpridas penalizam seu site no Google e com isso sua posição dentro do Google tende a sempre piorar.

6 - Invista em marketing digital

Esse é um dos maiores erros da grande maioria das pessoas que criam ou contratam um site, muitas pessoas tem em mente que a missão principal é montar um site e após isso tudo vai fluir naturalmente, clientes vão chegar sem parar, as vendas vão aumentar naturalmente e a empresa vai crescer mais simplesmente pelo fato de ter feito o site e o pior, muitas empresas de desenvolvimento de site visando exclusivamente o dinheiro do cliente fazem esse tipo de problema, mas a isso não existe.

Um site não se vende por si próprio mas ainda sim é importante ter um, nem que seja pelo simples fato de se apresentar na internet de uma maneira mais profissional como dito em dicas anteriores, de ter uma boa imagem e apresentação da sua empresa na internet, esse simples motivo já é o suficiente para você ter um bom site, mas o principal objetivo da maioria das empresas que buscam um site é o crescimento financeiro correto? 

Então nossa sexta dica é INVISTA EM MARKETING isso pode mudar o jogo dentro da sua empresa, um site bem montado, desenvolvido para um objetivo em específico, segmentado, preparado tecnicamente para receber os clientes e converter eles em contato é uma excelente ferramenta para aumentar seus orçamentos, contatos, clientes, contratos e vendas.

Mas tenha em mente as seguintes regras que no geral ditam seus resultados:

  • Marketing bom e site ruim não dão certo;
  • Marketing ruim e site bom não dão certo; 
  • Marketing bom, site bom e proposta ruim não dão certo;

Então eu costumo escutar a frase “mas então, eu tenho um site mais ou menos uma campanha eu mesmo montei vendo algumas aulas e consigo clientes”, meu caro, se você consegue clientes dessa forma tendo em mãos as armas certas provavelmente seu problema sei ser conseguir mais funcionários para atender tanta demanda porque geralmente a diferença em testes A/B é gritante.

Tenha um bom site, um bom marketing e uma boa proposta, entenda seu público, segmente seu público ao máximo, atinga as pessoas certas, isso vai fazer com que as suas chances de sucesso aumentem muito!

7 - Escolha uma boa hospedagem e suporte

É muito comum vermos o tempo todo propaganda de hospedagem a preços extremamente baratos por mês e até mesmo por ano, mas a grande pergunta é, ela vai mesmo atender minha empresa?

Inicialmente é comum pensar que sim, já que ela vai manter seu site no ar, te oferecer um espaço que provavelmente você nunca vai utilizar e até mesmo a utilização dos chamados e-mails corporativos, mas a grande questão é você quer um site para colocar no ar e esquecer que ele existe ou quer um site que cresça e te ajude a crescer?

Por isso a nossa 7° dica é “Escolha uma boa hospedagem com um bom suporte” no caso de um site profissional dê sempre preferência em hospedar o site com a empresa que desenvolveu ele para você, afinal eles que programaram o seu site, eles que conhecem as tecnologias utilizadas e as melhores práticas para otimizar e fazer seu site crescer.

A escolha da empresa também faz total diferença, sempre consulte os comentários no Google e no reclame aqui a respeito da empresa, busque uma empresa que ofereça uma solução para o seu projeto inicial e soluções para possíveis crescimentos do seu site.

Mas o principal ponto que gostaríamos de abordar aqui é, suporte apenas de servidor e infra no geral não vai resolver seus problemas com resultados, procure um suporte que realmente seja construtivo para seu crescimento.

8 - Cuidado com direito de imagens

Cuidado com direito de imagens, por mais que você possa nunca ter visto acontecer com ninguém acredite, é muito comum pessoas serem processadas por utilizar fotografias profissionais sem o direito de sua utilização.

Inclusive existem alguns fotógrafos mal intencionados que utilizam a prática de soltar imagens boas na internet justamente para que pessoas sem esse conhecimento de um possível problema utilize essas imagens em sites, redes sociais e outras plataformas para que posteriormente eles possam processar essas pessoas que também convenhamos realmente não deveriam estar usando as fotos. Mas como eles encontram essas pessoas? Existem diversas ferramentas na internet e no mercado que acham onde suas fotos estão sendo utilizadas, então é extremamente fácil soltar uma foto “isca” na internet e usá-la depois para processar alguém.

Utilize sempre fotos profissionais sendo elas fotos próprias suas ou fotos de bancos de imagens, existem vários bancos de imagens gratuitos com excelentes fotos na internet, caso elas não atendam o que você procura ainda sim existem bancos pagos com ótimos preços e condições de pagamento que com certeza vão atender sua demanda. 

Caso ainda sim não encontre a foto que precisa, o ideal é contratar um profissional e montar sua foto, usar fotos da internet não é uma boa prática e pode lhe causar inúmeros problemas maiores.

9 - Cuidado com exageros

Já entrou em um site e a logo ocupava quase 50% da tela? Já entrou em uma página que você mal sabia para onde olhar de tantas cores, fontes, tamanhos e informações diferentes? Pois é, essa não é uma boa prática e além de passar uma imagem de não profissionalismo no seu site, ainda atrapalham suas conversões.

Afinal, onde fica o telefone se tudo está chamando atenção? Onde fica o botão de comprar? Qual produto está sendo vendido? Entenda uma regra, se tudo chama atenção, nada chama atenção, pois o foco está nivelado igualmente dentre todos os elementos.

O ideal é que o design que montou a sua página te guie neste cenário e monte o melhor ambiente possível dentro da proposta que sua página exerce, porém algumas regras básicas funcionam muito bem, como por exemplo:

Tenha uma paleta de cores bem elaborada, harmoniosa e definida, evite usar muitas cores, geralmente a mesclagem de 3 cores principais ficam bem na maioria dos layouts.

Defina os elementos visuais que são prioridades na sua página e destaque eles apenas nos pontos certos, pontos de contatos ou chamados CTA, trabalhe os CTA’s com contraste de cores independente da cor que for usada como auxiliar o importante é gerar atenção e chamar a atenção do usuário para os pontos que realmente importam dentro da página.

Evite repetir sua logomarca ou deixar ela exageradamente grande, empresas grandes não fazem isso, essa técnica não deixa a sua página harmoniosa, repetir a sua logo em várias pontos muitas vezes descaracteriza a função principal da logo, ela fica parecendo apenas mais um elemento espalhado em diversos pontos do site.

O ideal é que o design que montou a sua página te guie neste cenário e monte o melhor ambiente possível dentro da proposta que sua página exerce.

10 - Site pago profissional x Site feito por mim mesmo

Então, este é realmente um assunto bem polêmico, o que leva a maioria das pessoas a fazerem um site por conta própria é a ideia que vai sair mais barato ou até mesmo de graça, mas será que realmente sai mais barato?

Vamos começar com uma pergunta bem simples, quanto vale seu tempo hoje? Porque para fazer um site que fique ao menos apresentável você vai precisar pesquisar a respeito de design, vai ter que estudar a ferramenta que você vai usar para desenvolver ele, ver vídeos, aulas, tutoriais, pesquisar bancos de imagens, fazer cadastros, registros, estudar sobre hospedagem, um pouco sobre servidores, tabela de DNS isso assim só para começar os temos nos quais você precisará entender por alto. 

Vamos fazer uma média aí de fazendo isso nas horas vagas você demore de 1 há 3 meses pra montar um site realmente legal, apresentável e ajustado ao seu objetivo principal, neste momento você coloca na balança 1 a 3 meses do seu tempo livre, seu lazer sendo utilizado com assuntos que podem ser bem estressantes contra o valor que uma empresa que já tem experiência na área te cobrou para desenvolver o site.

Acredite há menos que você tenha muito tempo livre e nenhuma pressa na grande maioria das vezes tendo em vista os preços cobrados pelo mercado vai compensar contratar um site profissional.

Aí vamos para um segundo ponto, site criado, no ar, prontinho para ser utilizado sendo feito por você, quem vai cuidar da parte de marketing do site? Ou você vai estudar marketing também? E quando o site precisar crescer, então você vai estudar programação?

Novamente você vai precisar de uma empresa ou um profissional da área e aí vem um ponto que você ainda não sabe, quando seu site precisar muitas empresas não vão aceitar dar continuidade ao site você fez, porque elas trabalham com outras plataformas de outras maneiras com outras ferramentas, neste momento a chance de você ter que jogar seu site anterior fora e fazer um novo com essa empresa é muito grande.

Então qual a nossa opinião sincera sobre o assunto, compensa financeiramente fazer eu mesmo meu site? Se você tiver tempo sobrando, nenhuma pressa e quiser um site que só para apresentar sua empresa sem expectativas futuras de crescimento ou algo mais talvez compense.

Porém se você quiser pisar no acelerador, já começar com um projeto profissional, feito por profissionais, desenhado por um design, estudo por um especialista, programado por um programador, com uma boa campanha de marketing, um site que além de apresentar bem sua empresa tem grandes chances de lhe trazer lucro real, aí sim você precisa de um site profissional feito por uma empresa especializada e cuidado, nem todas as empresas entregam sites nesse nível, tenha sabedoria em sua escolha, siga as dicas citadas acima.

Conclusão

Bom pessoal, essas foram as 10 principais dicas que escolhemos cuidadosamente com muita sinceridade, clareza e responsabilidade, tudo que citamos acima é um conhecimento que adquirimos com longos anos de experiência no mercado.

Esperamos que tenham realmente gostado pois todas as dicas acima são usadas na prática pela nossa equipe. 

Nós da Contrata Site trabalhamos com profissionais altamente qualificados que seguem à risca todas as técnicas utilizadas neste post e muitas outras não citadas.

Esperamos realmente ter ajudado em sua decisão final e caso tenha interesse em contratar um site profissional conosco, contendo todas as qualificações citadas neste post estamos à disposição para atendê-lo(a) e fazer um orçamento sem compromisso.


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