• R. Tomé de Souza, 830 - Sala 1602 - Savassi, Belo Horizonte - MG, 30140-130
  • 31996396925
  • 3135002500

Site institucional ou landing page? Qual o melhor para minha empresa?

Site institucional ou landing page? Qual o melhor para minha empresa?
Você sabe a diferença entre um site institucional e uma landing page? Saber qual deles é o correto para seu negócio pode te ajudar a alcançar bons resultados, por isso separamos esse material feito com muito carinho para explicar as principais diferenças entre estes e as características que os distinguem.

O que é um site Institucional?

O Site Institucional é aquele que fala sobre sua empresa, sem focar em nenhum produto específico; O site institucional é focado na comunicação da empresa com o cliente, ao acessar esses sites por exemplo você fica a par da história da empresa, dos seus valores, serviços, feedbacks dos clientes e muitos mais. Esses sites são comumente mais usados com o intuito de comunicar informações importantes para os potenciais clientes como por exemplo: horários de funcionamento, localização, serviços ou produtos oferecidos, lembrando que não é um site dedicado às vendas mas que por muitas vezes tem seus produtos ou serviços expostos nestas páginas.
 
Uma das principais características desses sites são: páginas rápidas e objetivas, informações atualizadas sobre o negócio, disponibilização de serviços online(quando é relevante) e a criação de conteúdo relevante. Os sites institucionais normalmente são sites mais simples e claros e na maioria das vezes já são otimizados para que sejam encontrados mais facilmente pelos mecanismos de busca do Google.
 
Os principais usuários desse tipo de site são algumas empresas e organizações, como; clubes de esporte, profissionais autônomos que costumam trabalhar com apresentação de portfólios e outros. O objetivo primordial deste site não é o de primeiramente fazer potenciais clientes entrarem em contato na busca de realizar a compra de algum determinado produto ou serviço mas sim o de apresentar e comunicar a empresa, como uma forma do cliente conhecê-la primeiro antes de ir realizar sua compra.

O que é uma landing page?

Diferentemente dos sites institucionais, as landing pages são páginas cujo principal objetivo é a conversão de visitantes. Elas também são conhecidas como páginas de captura, aqui o potencial cliente não vai encontrar informações que encontraria ao visitar os sites institucionais, já que o objetivo das landing pages é o de serem mais diretas possíveis, para possibilitar a conversão desse cliente. As landing page também podem conter outras estratégias como, fornecimento de dados desses potenciais clientes, ofertas especiais, conclusão de compras ou qualquer outra estratégia que faça sentido para seu negócio.
 
Nas landing pages basicamente você encontrará um site de uma página com conteúdo resumido e sem fuga para outros sites só com objetivos que podem ser definidos por você, que vão desde: receber novos contatos, vender um produto ou serviço ou emails. Mudando o assunto de acordo com cada estratégia. De forma geral as landing são todas usadas com a mesma estratégia, a diferença é apenas o objetivo que você emprega à ela. Logo se o seu interesse for anunciar seu negócio e fazer o anúncio de forma sucinta e objetiva as landing pages vão te ajudar com isso.

Logo agora que você conhece mais detalhadamente o objetivo de cada um já sabe que se o seu intuito for ter um site para apresentação de portfólio, navegável ou de apresentação da sua empresa os sites institucionais irão lhe servir adequadamente. Contudo se o seu intuito for um site sucinto e direto com o objetivo de captar leads as landing pages vão lhe atender de maneira muito adequada.
 

Criação de sites, Marketing Digital e muito mais!

Tudo isso você encontra no nosso blog, com conteúdos exclusivos desenvolvidos por nossa equipe