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Dicas para o instagram! Como melhorar o instagram da sua empresa

Dicas para o instagram! Como melhorar o instagram da sua empresa

Neste post vamos ensinar 10 dicas realmente muito boas e importantes para otimizar o instagram da sua empresa, deixando ele com uma aparência mais corporativa e profissional.

No final ainda temos um dica bônus que com certeza pode fazer toda diferença entre seu perfil dar certo ou não!

Criar Instagram comercial

Primeiro passo caso você ainda não tenha ativado, é ativar o tipo de conta comercial dentro do Instagram. Isso vai te ajudar muito a trabalhar com o Instagram de uma forma mais profissional e a ter mais resultados.

Com o Instagram comercial você consegue ter diversas estatísticas como visualizações, alcance, cliques dentre outras que vão ajudar você a identificar o que realmente está dando certo no seu perfil e o que não está engajando tanto com o seu público.

Além das estatísticas você também consegue adicionar botões de contato no perfil, consegue configurar uma integração com a sua conta no Facebook o que possibilita criar e programar os posts de uma forma muito mais profissional, você tem uma opção de adicionar link nos stories caso tenha mais de 10 mil seguidores e diversas outras ferramentas que só a conta comercial te possibilita.

A conta comercial é grátis, você não paga nada a mais por isso, ela não diminui o seu alcance na plataforma e você pode voltar para o módulo pessoal quando quiser, apesar de não ter um porquê para retornar ao módulo pessoal com todas as essas vantagens que temos dentro da conta comercial.

Agora que você já tem um Instagram comercial e muito mais possibilidades de trabalhar ele, vamos falar sobre as 2, 3 e 4 que consideramos serem as principais para você ser encontrado pelo seu público.

Após falar um pouco sobre elas, vamos falar porque consideramos estas as principais.

Nome do usuário no Instagram

O nome de usuário da sua empresa no instagram além de representar sua marca é uma das principais formas do seu público chegar até sua empresa, produto ou serviço. 

Por isso é extremamente importante que ele seja profissional, que passe confiança, seriedade ou outros valores que sua empresa deseje passar para seu público. 

E isso tudo é mais fácil do que parece, basta não complicar…

Evite nomes complicados e difíceis, cheios de letras repetidas, underline ou números, busque sempre deixar o nome o mais claro possível. 

Use números somente se sua empresa, marca ou negócio tiver número no nome, caso contrário o número fica parecendo o ano em que foi fundada ou algo do tipo e não fica nada profissional.

Se possível tenha o mesmo nome de usuário em todas as redes sociais, isso facilita seu público já inscrito em uma rede social a te encontrar em outras redes sociais.

Evite colocar várias letras seguidas, as pessoas não vão memorizar quantas letras “a” tem o perfil da “Google Papelaria”, por exemplo “goglepapelariaaa” com 3 letras “a” no final, isso não é legal para seu nome de usuário.

Evite também também a repetição da mesma letra no nome, por exemplo “googleeletronicos” repare que a letra “e” está se repetindo duas vezes, ainda que esteja certo, isso fica confuso para o usuário, neste caso é super válido usar um ponto, ficaria “google.eletronicos” ou até mesmo inverter o nome para não gerar confusão na cabeça das pessoas, como por exemplo “eletronicosgoogle”.

Foto de perfil no Instagram

A foto de perfil da sua empresa vai passar para o usuário a primeira imagem a respeito do seu perfil, ela não precisa ser uma foto profissional, mas são necessários alguns cuidados. 

Caso você opte por usar uma foto sua, o que é uma ótima escolha, dê preferência para uma foto que pegue bem o seu rosto e dê para reconhecer você ainda que a foto esteja pequena. Não dê muito zoom no rosto para não ficar apenas a sua cabeça na foto, mas também não tire muito zoom a ponto de não reconhecer mais o seu rosto.

O teste é simples, busque por seu perfil no instagram, se ao ver sua foto der para reconhecer seu rosto sem que ele pegue a imagem inteira então a foto está boa.

Você também pode usar a foto da sua logomarca, o que é muito válido, porém isso vai depender de qual comunicação você quer ter com seu público, se você quer deixar seu perfil mais humanizado, então o ideal é usar uma foto sua como representante da empresa.

Além das opções acima você também pode colocar uma foto que represente seu negócio, como por exemplo, se você tem um hotel para cachorros você pode colocar a foto de um cachorrinho dentro de uma casa, algo que represente bem o que você faz.

Se você vai se apresentar de forma corporativa ou apresentar sua empresa, evite fotos pessoais como por exemplo em festas, com bebida alcoólica, viajando, em sítio, em piscinas, de biquíni ou sunga, a não ser claro que sua empresa trabalhe com algo nesse mercado e seja essa a imagem que você deseja passar, afinal a foto de perfil é literalmente a primeira imagem que você vai passar.

É importante que a mensagem que a foto passe seja clara, identifique você pela foto, pela logomarca ou pelo ramo de atividade, isso ajuda bastante.

Nome para perfil no Instagram

Esse é o mais fácil, não tem muito o que falar, diferente do nome do usuário que seria por exemplo @minhaempresa vamos falar agora do nome que você vai usar no seu perfil, ou seja o seu nome. 

Basta não complicar, o seu nome é o seu nome, se você quer se apresentar como profissional use nome e sobrenome por exemplo “João Almeida”, esse seria um ótimo nome para você utilizar, identifica bem que é você.

Evite usar nomes muito grandes como “João Almeida de Souza Alves da Costa”, não precisa disso tudo, a ideia do nome é basicamente a pessoa que está te procurando identificar que esse usuário é você, então usar nome e sobrenome já resolve.

Caso você queira apresentar o perfil da sua empresa, mais fácil ainda, coloque o nome da sua empresa de forma clara e objetiva, por exemplo “Google Eletrônicos". Algumas empresas além do nome ainda colocam algum produto ou serviço, por exemplo “Google Eletrônicos Smartphones” isso facilita encontrar seu perfil ao digitar por exemplo “Smartphone” na pesquisa, porém pode tirar o um pouco o foco principal que é o nome da marca, além de que o Instagram só permite até 30 caracteres no nome, então pode ficar difícil encaixar nome e serviço neste campo. Bom essa dica tem vantagens e desvantagens então vai depender muito da estratégia de cada empresa.

Chegou a hora então, por que as dicas 2,3 e 4 citadas acima nós consideramos os 3 principais para ajudar seu público a encontrar seu perfil? 

Porque quando um usuário busca por você no instagram essas informações citadas acima são as informações que aparecem para ele. Foto no perfil, nome do usuário e nome do perfil, então é extremamente importante trabalhar bem essas informações porque elas podem definir se o usuário vai clicar no seu perfil ou não.

Beleza, trabalhamos muito bem essas 3 informações e o usuário clicou no nosso perfil, vai dar uma chance de nos conhecer melhor, essa é a hora de apresentar um perfil profissional e mostrar para ele que aquele clique valeu a pena!

Biografia para o Instagram

Se o usuário acessou seu perfil no instagram muito provavelmente ele se interessou pelo seu nome, foto de perfil, chegou de algum anúncio segmentado ou talvez foi indicado e quer mais informações, por isso é extremamente importante que a sua bio apresente de forma rápida e clara o que você faz ali e como você pode ajudar aquele público que você quer atrair.

Por exemplo, se você trabalha com consultoria para empresas, é interessante na sua bio você falar que ajuda empresas com consultoria em determinados assuntos para determinados mercados, quanto mais segmentado estiver mais você vai atrair o público certo para seu objetivo.

Uma outra dica é usar a missão da empresa, por exemplo “Ajudamos pequenas empresas a expandir e crescer no mercado através da tecnologia e marketing digital”.

O principal, o mais importante é que, ao ler a bio do seu Instagram, aquele público que você deseja atrair entenda que você pode agregar algo na vida deles, que você pode ajudar ele a atingir algum objetivo ou melhorar de alguma forma.

Botão de contato no Instagram

Utilizando o Instagram comercial que foi falado na dica número 1 e que é inclusive o recomendado para sua empresa, você consegue adicionar alguns botões no seu perfil. 

Um botão que é muito importante e pode te ajudar muito é o botão de contato, nele você informa seu e-mail, telefone, endereço comercial e Whatsapp. 

Dessa forma, quando um usuário clicar no botão de contato, ele terá todas as informações necessárias para entrar em contato com a sua empresa a qualquer momento. Claro que, para isso é importante saber se você deseja que seu público entre em contato com você através do Instagram. 

Para algumas empresas ou negócios que não tem um atendimento tão direto e facilitado para o cliente essa dica talvez não seja tão interessante, mas funciona para a grande maioria, então é um dica super válida.

Multiplicador de links

Voltando no tema biografia, que é onde você vai descrever a principal mensagem que você deseja passar no seu perfil (dica número 5), entramos no tema “multiplicadores de link” dentre eles um dos mais famosos é o linktree

Mas pra que serve esses multiplicadores de links dentre eles o linktree citado acima? Pois bem, dentro do seu perfil o Instagram só disponibiliza 1 lugar para colocar link clicável, e claro as empresas tem vários canais de comunicação, redes sociais, produtos, serviços, sites etc.

Esses multiplicadores vão te ajudar justamente nisso! Utilizando eles você consegue criar uma página de forma extremamente fácil que pode enviar o usuário para várias URL’s diferentes. 

Ao clicar no link do multiplicado o usuário vai cair em uma página web do multiplicador com vários botões, cada botão leva ele para uma determinada página, isso tudo configurado por você de forma rápida e prática. Exemplos de botões bastante criados são: “Acessar nosso site”, “Chamar no Whatsapp”, “Ver produtos” dentre outros que você considere interessante para o seu negócio.

Se você não sabe como criar e configurar um multiplicador de links fique tranquilo que preparamos um conteúdo para esse tema.

Destaques do Instagram

Os destaques do instagram representam uma área muito nobre e muito importante dentro do seu perfil. 

Ao entrar no perfil da sua empresa o destaques é uma informação que sempre estará visível, diferente do feed que vamos postando e as informações vão descendo ficando fora do primeiro campo de visão, por isso a primeira dica para os destaques é definir suas prioridades.

O que é prioridade para ser apresentado aos seus clientes? Geralmente ao entrar no perfil temos a visão dos 4 ou 5 primeiros destaques, por isso estes primeiros são ainda mais importantes.

Não existe uma receita de bolo, realmente a prioridade vai depender de cada empresa ou mercado, mas vamos apresentar abaixo alguns tópicos que você pode colocar ali nos destaques:

- Depoimentos de clientes: Isso gera confiança, credibilidade, confirma qualidade e aprovação social.

- Principais produtos e serviços: Não é colocar o mais caro, é colocar o que mais vende, o que é mais procurado, o que tem mais saída. Claro que cada caso é um caso, você tem que pensar qual o melhor produto ou serviço você deve apresentar para seu público de uma forma geral, talvez o ideal seja um produto de entrada para atrair quem ainda não é cliente.. Não adianta colocar algo muito caro que só uma pequena parte daquele público vai ter condições de adquirir, isso pode fazer a sua página parecer inacessível para a condição financeira daquela pessoa e aí de repente ela pode até deixar de te seguir sem te conhecer melhor.

- Escada de produtos e serviços: Ainda falando sobre produtos e serviços, pode ser interessante você usar uma escada de produtos ou serviços colocando primeiro os mais acessíveis ou procurados e depois os menos acessíveis e procurados. Outra estratégia é apresentar primeiro os mais atraentes e depois os menos atraentes, isso pode gerar uma curiosidade para que os clientes irem conhecendo todo o seu estoque.

- Sobre você: Nem todo mundo gosta de ler isso? Sim é verdade, mas muita gente gosta, muitas pessoas caíram ali ainda não sabem muito sobre você, de repente é interessante você usar esse espaço para falar sobre sua empresa, apresentar bastidores do dia a dia e se apresentar para o seu público de uma forma mais humanizada.

- Qualidade das capinhas dos destaques: É muito importante que as capinhas sejam bonitas e deixe o seu perfil apresentado de uma forma mais harmoniosa. Existem uma estratégia de usar a identidade visual da empresa para criar capinhas usando ícones estilo flat ou até mesmo chapado com as cores da empresa, isso deixa o perfil bem profissional e harmonioso. 

Pode também utilizar fotos em todas as capinhas sem problemas, mas cuidado, se a foto não seguir um padrão a chance de ficar visualmente bagunçado é grande. Imagina cada foto com um fundo, pessoas, cores e tons diferentes, pode ficar ser que tudo fique muito chamativo e visualmente bagunçado. Isso pode passar uma ideia de não profissionalismo e até fazer com que as pessoas nem olhem seus destaques.

Essas são algumas dicas, mas a principal é defina o que é importante apresentar, defina uma ordem de prioridade trazendo sempre as mais importantes primeiro e por último cuidado para não colocar destaques demais, isso pode fazer a pessoa desanimar de olhar todos, mas isso não é uma ok, vai depender sempre da estratégia de cada um.

Atenção nas regras de portugues

Muita atenção nas regras de português pois elas podem tirar a credibilidade de todo um trabalho duro e extremamente estudado. 

Você pode fazer um post, stories, matéria, o melhor conteúdo possível, se o conteúdo estiver com erros de portugues existe uma grande chance da pessoa que está lendo considerar que aquele conteúdo não é tão profissional, ainda que seja e com isso você pode não parecer tão bom assim para aquele usuário, ainda que sim você seja. Isso pode te custar perda de autoridade, relevância para aquele usuário e perda de seguidores também.

Por isso é muito importante trabalhar bem os textos, gerar um conteúdo realmente bom para o seu usuário sendo este sempre revisado de preferência por um profissional da área.

Validação em 2 etapas no Instagram

Hoje em dia está cada vez mais comum golpes e contas roubadas dentro do Instagram por isso, acesse sua conta agora mesmo, neste momento e caso você ainda não tenha a autenticação em 2 etapas, ative ela neste exato momento, isso pode salvar sua conta e vai trazer muito mais segurança para o seu perfil

Mas como funciona essa autenticação de 2 etapas? Você vai ativar essa autenticação dentro do instagram (temos um material falando só a respeito disso) dessa forma toda vez que alguém tentar entrar na sua conta do Instagram, ainda que a pessoa saiba sua senha ela vai ter que digitar um código de verificação que é enviado por SMS ou por e-mail.

Escolho SMS ou E-mail? Aí depende muito do que está sempre com você, geralmente o seu telefone está sempre com você, então um SMS fica sendo mais seguro, e-mail as pessoas têm muitos, tem e-mail pessoal, corporativo, tem o e-mail da empresa que você não trabalha mais, então não acredito que seja a melhor opção. 

Indicamos colocar como autenticação o SMS e colocar um número de telefone seu, que é apenas seu e mais ninguém tem acesso.

DICA BÔNUS - Nicho, público e conteúdo

Por último, uma das dicas mais importante que temos para profissionalizar o instagram da sua empresa é conhecer o seu publico.

Defina um público que você quer atingir, isso vai te ajudar muito a conseguir resultados reais através do instagram, não adianta você postar conteúdos para um determinado tipo de pessoa e atingir outro público totalmente diferente.

Defina quem é seu público, descubra o que atrai eles, o que eles consideram interessante, o que gera engajamento com esse público, como você pode ajudar eles, como você pode motivar eles no dia a dia e como educar eles com o conhecimento que você tem.

Não foque apenas em vender, vender e vender, as pessoas veem anúncio o tempo todo a todo momento, elas não estão no instagram pra ver anúncios, na maioria das vezes elas estão justamente pelo contrário, para se divertir, para se motivar, para aprender, para agregar. 

Descubra do que o seu público gosta, crie um relacionamento com ele, ajude ele no dia a dia, mostre a ele que ele consegue atingir os objetivos dele e que você pode ajudá-lo com o produto ou serviço que você oferece sem necessidade falar compre, compre e compre.

Se você criar um relacionamento, motivar, educar, mostrar a ele realmente que pode fazer a diferença na vida dele, ou na empresa dele com o que você oferece, fique tranquilo ele vai pedir para comprar, muitas vezes você nem vai precisar oferecer a compra.

Bom, essas foram as principais dicas que carinhosamente selecionamos entre as principais para otimizar o seu perfil no Instagram e para que você possa conseguir mais resultados através da ferramenta.

Esperamos que tenham gostado, para ficar por dentro dos nossos principais conteúdos nos sigam nas redes sociais.


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