Com um site em mãos você evita por exemplo ter que ficar respondendo dúvidas que são sempre frequentes com relação ao seu produto ou serviço. No seu site você pode criar uma aba exclusiva para dúvidas e respostas e deixar esse conteúdo pronto para seus clientes acessarem. São ações simples mas que podem te poupar horas de produtividade no final do seu dia, que podem ser empregadas para outras atividades, como por exemplo a construção de conteúdo para o seu site ou as outras mídias sociais do seu negócio.
Outro benefício que o site te proporciona é que você pode acompanhar as interações com seu negócio de onde quer que você esteja, com isso você fica livre para montar seu próprio horário de trabalho.
Uma das partes importantes da criação de um site também é consequentemente o aumento das suas vendas para seu negócio, independentemente de que você trabalhe oferecendo serviços ou produtos.
O site é a principal maneira do seu potencial cliente conhecer o seu negócio e posteriormente indicar para amigos conhecidos e familiares, assim eles ficam mais perto de fechar futuras compras com o seu negócio do que com outra empresa concorrente que nem se encontra presente no Google. E outra: se a sua empresa ainda não alcançou o nível que você tanto quer, ter um site pode ser o início que você precisa para começar a expandir os negócios.
O custo benefício que um site trás para seu negócio é bem grande e eficaz. Já que o investimento que você fará em um site será recompensado posteriormente pelos resultados que você vai alcançar e pelos benefícios que ter um site vai trazer para sua empresa. A criação dos sites são um investimento poderoso que você pode fazer para o seu negócio, e muitas vezes mais barato que outras formas de divulgação existentes na internet e vai ajudar você a alcançar mais pessoas.
E, se você tiver que investir algum dinheiro para obter algumas funcionalidades a mais, esse valor provavelmente será um valor muito mais baixo perto do alcance e da exposição no ambiente digital que o site vai te proporcionar.
8. Conquista de um novo público
A partir do momento que você tem uma página no ar você pode se valer do uso de ferramentas para conhecer melhor o comportamento do seu público, ferramentas como o Google Analytics que permite que você saiba de onde vem seu público, quanto tempo ficaram navegando no seu site etc. Ter essas informações possibilita que você conheça sua audiência e o perfil do seu cliente ideal. Ter essas informações em mãos abre um leque de possibilidades para que você construa conteúdos e abordagens mais direcionadas ao seu público específico.
Ferramentas como; Bittly, Clicky, SEMrush etc, que ajudam você a medir métricas importantes como quantidade de cliques, tempo de permanência, conteúdos mais acessados etc. Com essas métricas em mãos você pode avaliar o que está dando certo e o que está dando errado com seu público alvo.
9. Presença em tempo integral
Você já pensou em quanto custaria a você manter uma loja aberta durante 24 horas para atender todos seus clientes? E os custos que viriam com isso?
Por isso um dos diferenciais de se possuir um site hoje é o fato de você estar disponível aos seus clientes e potenciais clientes o tempo todo, se você ainda contar com outras ferramentas por exemplo os chatbot o usuário ainda pode ter contato mesmo em horários não comerciais em que sua equipe não está disponível, essa presença aumenta a comodidade que seus futuros clientes terão em saber que não precisarão esperar o horário comercial para serem atendidos nas outras plataformas que você também usa para suas vendas.
10. Criar relacionamento com o cliente
Um dos diferenciais para qualquer negócio hoje é o relacionamento desenvolvido com os clientes, com um site você tem a possibilidade de estar presente no dia-a-dia dos seus clientes, fidelizá-los e construir um relacionamento amigável com eles, manter um canal de atendimento e de relacionamento constante com seu público permite essa aproximação além de te permitir divulgar informações sobre seu produto ou serviço que você oferece e de falar sobre o mercado com o qual você trabalha.
É importante que com seu site em mãos você o use como um canal ativo, estreite seus laços com seus clientes, afinal ter clientes fidelizados é muito importante para seu negócio.
Dicas bônus!!!
Ele é um aliado das redes sociais.
O fato de você ter um site não significa que você vá deixar suas outras mídias sociais de lado, mas pelo contrário usar o site junto com suas outras plataformas de venda que vai ser o diferencial tanto na divulgação do seu conteúdo quanto ao ajudar a sua marca a se tornar conhecida. Logo seus seguidores do instagram, twitter e facebook podem ser direcionados para um espaço que é só seu e é lá onde você vai conhecer o perfil desses potenciais clientes e visitantes do seu site.
Por isso é muito importante que o seu layout e o conteúdo das suas outras mídias sociais estejam alinhados para que seu cliente ou potencial cliente percebam que estão em um ambiente familiar já conhecido quando saírem de uma plataforma para a outra. Logo mesmo já marcando presença nas redes sociais ter um site para seu conteúdo te ajuda a ser encontrado por mais pessoas.