• R. Tomé de Souza, 830 - Sala 1602 - Savassi, Belo Horizonte - MG, 30140-130
  • 31996396925
  • 3135002500

Autenticação de 2 fatores no Instagram, Facebook e Whatsapp

Autenticação de 2 fatores no Instagram, Facebook e Whatsapp
E de conhecimento geral que as redes sociais por vezes podem não conferir certo nível de proteção aos nossos dados por isso hoje resolvemos trazer o porque é importante que você faça essa autenticação, o que ela significa e o passo-a-passo para realizá-la nas redes sociais listadas acima; Facebook, instagram e no WhatsApp.

O que é? e porque é importante?

A autenticação de dois fatores nada mais é que uma “camada” de segurança adicional, para que apenas o dono da conta consiga acessá-la, o segundo fator é um código de segurança que será informado para o dono da conta a cada tentativa de login, por isso não precisa ser memorizado. Esse código pode ser enviado via SMS ou gerado em um aplicativo próprio com essa finalidade.
 
A autenticação de dois fatores é uma grande aliada à segurança dos seus dados pessoais assim como das suas mídias sociais, a principal grande vantagem da autenticação e o grau de segurança que ela concede, sobre a questão de vazamentos de senha, roubo do seu aparelho celular ou mesmo que sua senha seja hackeada; ela funciona como uma barreira de proteção impossibilitando que o acesso seja feito apenas por meio da senha exposta. Agora que você já sabe a importância de se realizar esse procedimento, vamos ensinar de maneira detalhada e sucinta como fazê-lo.

WhatsApp

Na plataforma do WhatsApp essa autenticação aparece com o nome de verificação em duas etapas, sendo muito simples de ser realizada.
Em primeiro lugar você deve abrir o aplicativo e acessar as configurações, em seguida conta>privacidade>confirmação em duas etapas. Você deve clicar em ativar e em seguida definir uma senha será pedido que você defina um pin de 6 dígitos, a aplicação também permite que você informe um email para o caso em que você precise recuperar a sua conta.
 
De tempos em tempos a aplicação solicitará para que você não se esqueça, que você digite seu pin, não há como desativar essa solicitação então ao criar um pin coloque uma sequência na qual você se lembrará.

Instagram

A plataforma do Instagram permite que você faça essa autenticação de três maneiras: através do recebimento de um torpedo(SMS), por meio de aplicativos de terceiros ou via WhatsApp. Para ativar a verificação em duas etapas pelo método de SMS você deve seguir o seguinte passo a passo: Configurações>Segurança>autenticação de dois fatores. A seguir clicar em “SMS”, você imediatamente receberá um sms no seu celular informando o código, com ele em mãos você confirma na aplicação e pronto sua verificação por SMS estará concluída.

Ativando a autenticação de dois fatores através de aplicativos de terceiros, você seguirá os mesmos passos listados acima, a diferença é que optará pelo modo “Aplicativo de autenticação.” que inclusive é indicado pela própria plataforma como método mais recomendado. Os aplicativos de terceiro mais recomendados são: o Duo mobile, Google authenticator, 1password, Authy e outros.

Nesse exemplo faremos uso do Google authenticator. Ao clicar em aplicativo de autenticação você será direcionado a appstore do seu celular onde poderá fazer a instalação das aplicações aqui recomendadas, em seguida você deverá copiar uma “chave” para o Google Authenticator; Depois precisará, inserir o código de confirmação do aplicativo no Instagram.

O último método de verificação de duas etapas é fazendo o uso da plataforma do WhatsApp, de maneira semelhante você deverá seguir os mesmos passos já listados, mas optar pela opção “WhatsApp” e desativar na barra rolante as demais. Você confirmará o seu número e receberá em instantes código para você seguir, em seguida insira o código que será enviado via SMS e confirme, toque em “Avançar” digite o código que será enviado pelo WhatsApp e confirme; anote os códigos de reserva em um local seguro e pronto só tocar em concluir.

Facebook

Na plataforma do facebook você deve procurar pela opção Senha e segurança>Usar autenticação de dois fatores> O facebook assim como a plataforma do instagram também disponibiliza três opções de fazer essa autenticação de duas etapas; Através de aplicativos de autenticação, mensagem de texto(SMS) e chave de segurança. A última opção é a única que difere do processo de verificação de duas etapas listado acima na plataforma do instagram.
Os métodos de SMS e aplicativo de autenticação seguem a mesma lógica já explicitada anteriormente nesse texto; Um ocorrendo através da validação do seu número de telefone e o outro através de aplicativos que enviam o mesmo código.

A chave de segurança nada mais é que; um dispositivo de hardware que pode ser usado para ajudar a manter a segurança da sua conta do facebook, é uma das melhores formas de manter sua conta protegida, para adicionar uma chave de segurança você primeiro deve comprá-la ela pode ser de acordo com a própria plataforma do facebook: “Chave de segurança FIDO2 ou Universal 2nd Factor (U2F) de terceiros. Alguns tipos de chaves também podem ser usados ao inseri-las em um porta USB ou lightning.” A seguir o facebook dará a opção de “Register security key” você terá as opções Usar chave de segurança com o bluetooth, usar chave de segurança com o usb. Logo após o registro você precisará de sua chave de segurança para logar no facebook.

Criação de sites, Marketing Digital e muito mais!

Tudo isso você encontra no nosso blog, com conteúdos exclusivos desenvolvidos por nossa equipe