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10 dicas para melhorar minha página no facebook

10 dicas para melhorar minha página no facebook
Uma fanpage nada mais é do que uma página na plataforma do facebook criada exclusivamente para empresas, marcas, blogs ou outros, diferentemente das contas para perfis pessoais, nessas páginas vocês encontrarão funcionalidades específicas para esse tipo de perfil e que ajudarão você a conectar seu produto e/ou serviço ao público alvo desejado.

A criação de uma fanpage é essencial para o plano de marketing de qualquer empresa, por isso neste post você encontrará 10 dicas muito boas e eficazes para a administração efetiva da fanpage da sua empresa.
Para criar uma fanpage você pode baixar o aplicativo do facebook disponível gratuitamente para Android e IOS nas lojas do seu smartphone sejam elas Google Play ou Apple Store. Ou pode fazer tudo também através do site do Facebook mesmo.

Tenha um perfil bem configurado.

É importante saber configurar de forma correta o perfil da sua empresa, para que ele fique mais atrativo a novos clientes. Quando criar sua fanpage na plataforma do facebook você deverá escolher entre as opções que mais se encaixam com o seu produto e/ou serviço. Por exemplo, você tem um comércio local no seu bairro e decidiu criar uma fanpage para ele, sua categoria se encaixa na opção "Negócios locais ou local''.
 
Feito esse processo inicial, ressaltamos aqui algumas dicas de configurações iniciais dentro da plataforma que são essenciais para que você mantenha sua página organizada e eficiente. Essas opções você encontrará no lado superior direito do facebook como “configurações da página."
 
As principais configurações que você deve ativar são:
 
Visibilidade da sua página: Essa opção precisa estar como público para que outras pessoas encontrem sua página.
 
Compartilhamento de publicações e stories: Ativar esse recurso ajuda no alcance da sua página e atrai novos públicos.
 
Mensagens: habilitar esse recurso é interessante para que seu público entre em contato direto com você.

Moderação de página: Essa funcionalidade restringe e bloqueia publicações que façam uso de palavras ofensivas que podem acabar prejudicando sua marca.
 
Sugestão de páginas semelhantes: Esse recurso possibilita que sua página apareça nas recomendações de páginas com conteúdo semelhante, por isso é interessante ativá-lo.

Mantenha as informações a respeito da sua empresa atualizadas

É importante que você disponibilize informações relevantes a respeito do seu produto assim como dados da sua empresa como: endereço, horário de funcionamento, a categoria que seu negócio se encaixa, site e email de contatos devem estar sempre atualizados para que seus clientes não encontrem problemas ao acessarem sua página.
 
É possível notificar e configurar os horários de funcionamento do seu negócio. Você também pode, na funcionalidade “Modelos e guias” procurar pelo perfil que melhor se encaixa ao seu produto e/ou serviço oferecido e configurá-lo a partir daquele modelo.
 
Visualmente seu perfil ficará mais harmônico e bem estruturado o que gera bom engajamento e melhora a resposta dos clientes.

Defina seu público alvo.

É importante que você tenha em mente o público alvo do seu negócio, para que você não se perca tentando buscar a todos os tipos de público.Você deve pensar em quem são eles, no que eles estão interessados e no que gostariam de ver na sua página.
 
Por exemplo, você abre um negócio que vende skates, seu público alvo então tem em torno de 18 a 35 anos, que vão gostar de conteúdo sobre esportes radicais, personalização de skates etc.
 
É interessante que além de só sua mercadoria você compartilhe informações a respeito desses esportes, seus benefícios para saúde e outros conteúdos alternativos para esse público. Curtir páginas que façam conteúdo semelhante e interagir com essas, também ajudam você a encontrar seu tipo de público.
 
Definir seu público alvo otimiza seu tempo e filtra futuros clientes do seu negócio.

Customize sua Fanpage.

Um design bacana e uma arte bem montada podem fazer toda a diferença para o perfil do seu negócio, uma vez que um novo cliente se sentirá muito mais confortável e atraído para sua página se esta por sua vez, possuir um perfil organizado e harmônico. Na plataforma você terá que pensar em uma foto para capa e uma foto de perfil para sua empresa, esses 2 elementos são os principais elementos visuais da página e devem ser muito bem pensados e trabalhados.
 
Faça uso de artes próprias feitas por você ou por algum profissional contratado para executar o serviço, o uso de fotos com direitos autorais pode levar o facebook a derrubar sua página e te custar até mesmo processos na justiça.
 
Essa atenção especial ao design se deve ao fato de que o público passa a reconhecer sua marca ou produto pelo seu design. Por exemplo, quando falamos em Coca cola a primeira coisa que nos vem à cabeça são as cores da marca e o logotipo, o mesmo acontece com o Mc Donalds que nos remete ao grande M amarelo.
 
Por isso é importante que você tenha um design atrativo e bem montado.

Seja ativo

É importante que você esteja sempre ativo na sua fanpage do facebook, e isso também significa que você deve postar com regularidade na sua página. Recomendamos que você escolha dias e horários para essas postagens. Os melhores dias de acordo com a própria plataforma são as Terças, Quartas e Quintas e os respectivos horários de pico são: às 11h, às 15h e às 20h.
 
Aposte em imagens e vídeos para chamar a atenção, os vídeos principalmente tem muito engajamento dentro da plataforma do facebook. Interagir com páginas que possuem conteúdo semelhante ao seu também é uma boa ideia e acaba consequentemente gerando um novo fluxo de público para sua página.
 
Independente dos dias escolhidos por você, é importante manter a frequência de três posts semanais pois isso ajuda no engajamento do seu público.

Interaja/Engaje o seu público.

Interação é primordial para sua página, pode ser por inbox, post etc. Essa interação potencializa sua empresa. Para isso é necessário que você conte com imagens alternativas como por exemplo imagens gráficas com perguntas é uma boa opção para engajar seus clientes. Compartilhe imagens que fogem do seu conteúdo para dar uma variada e peça a seu público que marque os amigos e compartilhe sua publicação.
 
Outra estratégia que você pode usar para engajar seus clientes, é por exemplo fazer comparações. Supondo que sua empresa trabalhe com produtos de beleza, você pode comparar a opinião de dois especialistas a respeito de um produto que você trabalha e compartilhá-la na sua fanpage perguntando ao seu público o que eles acham a respeito dessas opiniões. Você também pode optar por fazer vídeos ao invés de imagens.
 
Mas sempre tenha em mente que as pessoas que publicam e enviam as mensagens, aguardam por uma resposta, por isso sempre tire as dúvidas de maneira individual, nunca responda a uma pergunta generalizando a resposta, o objetivo é criar laços com seu público e estreitar suas relações.

Avalie seus resultados

Avaliar seus resultados é muito importante para seu negócio, pois é possível observar se você está indo pelo caminho certo ou se precisa tomar outros planos de ação.

Dentro da própria plataforma você consegue medir seus resultados através da funcionalidade “Facebook insights.” nela você encontrará dados como: o alcance das postagens, o número de curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos. Através dessas simples métricas você consegue ver o que engaja mais com seu público e o que não engaja tanto.

Por exemplo, suponhamos que você tenha uma empresa que vende bicicletas, e que durante uma semana, além de divulgar seus produtos você postou mais duas imagens: uma interativa a respeito dos benefícios da prática do ciclismo e outra menos interativa com uma frase motivacional de algum esportista. Ao acessar os insights, você percebe que sua primeira publicação alcançou mais pessoas, teve melhor compartilhamento e mais curtidas que a sua segunda imagem. Dessa simples análise você já pode filtrar o tipo de conteúdo que dará certo para sua empresa, mas atenção não tire conclusões com apenas 1 post é necessário fazer testes mais elaborados para descobrir se realmente seu público está mais interessado no conteúdo X ou no conteúdo Y.

Ofereça dicas

É interessante que você pense em formas de fugir do óbvio na sua página, compartilhar apenas o produto que você vende 100% do tempo é exaustivo para o público que te acompanha, por isso sugerimos que você busque trazer conteúdos alternativos para sua página divulgue informações interessantes para que seu público continue acompanhando a sua página.

Por exemplo: você é dono de uma loja de roupas e acessórios e notou que determinadas peças tendem a vender juntas com algum outro acessório, você pode compartilhar um vídeo na sua fanpage mostrando como combinar as peças de roupa da sua loja com os acessórios.

Outros tipos de conteúdo alternativo são as frases de motivação, receitas, humor etc. Esse tipo de conteúdo também engaja seu público.

Anuncie sempre que possível

O ideal é que você ganhe seguidores de forma orgânica, mas às vezes esse processo pode ser demorado. Por isso recomendamos que você anuncie no seu facebook sempre que possível. Por esse método você vai conseguir alcançar patamares muito mais altos.
 
Se você não é um profissional de marketing, o ideal é que você contrate uma empresa especializada nessa área, pois dessa forma será investido de forma correta e profissional, com cuidado e estudando o comportamento dos anúncios.
 
O ideal é começar investindo sempre o mínimo indicado pelo Facebook, depois que você já estiver com os resultados dos anúncios posteriores em mãos, você vai investindo mais, conforme vai tendo resultados você consegue ir aumentando os investimentos.
 
Você vai perceber que a plataforma do facebook tem vários formatos de anúncios e quem vai te mostrar qual é o melhor, é o seu próprio público. Além de ser possível escolher qual o objetivo desse anúncio, se você quer ganhar curtidas, quer alcançar mais pessoas etc.
 
Esses anúncios serão motores para que você alcance e chame atenção do seu público alvo.

Hashtags no Facebook

As Hashtags no facebook com certeza serão de grande importância para a sua fanpage, isso porque além de ajudar no engajamento levando seus posts para outros usuários, também ajuda você a aumentar seu número de curtidas. Usá-las ajudará você a segmentar melhor seu público e a gerar conteúdo mais interessante.
 
Recomendamos que você estude quais hashtags trazem melhor resultados a sua fanpage, por exemplo: Você tem um negócio que vende livros usados e novos e notou que seus posts não estão sendo entregues para além do seu público usual, mas que após publicar um vídeo usando a hashtag “#livrosnacionais.” seu alcance e curtidas foi maior que o comum, o ideal seria que você estudasse a # e passasse a usá-la com frequência no seus posts.

Dica bônus - Divulgue em outros meios!

Normalmente um canal de comunicação para vendas nunca é criado isoladamente, recomendamos que você divulgue sua fanpage nas outras plataformas que você usa para efetuar suas vendas, seja ela Instagram, Twitter, Youtube dentre outras sempre chamando seus clientes para curtir sua pagina e deixar sua opinião a respeito do seu produto.
 
Essa divulgação ajuda na chegada de novos públicos e clientes possivelmente interessados no seus produtos e/ou serviços.

Consultoria Profissional

Bom, essas foram as principais dicas que carinhosamente selecionamos para otimizar sua fanpage no Facebook.

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